“A LULUZINHA” E “AS VENENOSAS”: A REBELDIA DO SER MULHER EM BLOCOS À FANTASIA (ARROIO GRANDE, RS)
Palavras-chave:
gênero, bloco de carnaval, história Oral.Resumo
A pesquisa tem como temática a trajetória de dois blocos de pré-carnaval compostos por mulheres de Arroio Grande (RS). O Bloco “A Luluzinha” e o Bloco “As Venenosas”, o primeiro fundado em 1981, já o segundo em 2010, ambos ainda atuantes. O bloco As Venenosas surge através do bloco A Luluzinha, e acaba se diferenciando deste nas suas características e propósitos, como o uso não obrigatório da máscara durante os desfiles. O trabalho busca a história destes blocos, junto à sua idéia de fundação até as mudanças ocorridas para o tempo presente, e, então, entender o uso de significados destes blocos para as mulheres participantes, analisando desde os carnavais realizados até a constituição dos próprios nomes. A metodologia utilizada é a História Oral e a investigação em acervos de jornais e fotografias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).