IMAGENS QUE VÊM DA AMAZÔNIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ALTERIDADE NO CINEMA INDÍGENA

Autores

  • Fabiano Campelo Bechelany Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Cinema indígena, alteridade, Panará

Resumo

A partir de uma experiência do cinema e
do indigenismo brasileiro, que forneceu aos povos
indígenas da Amazônia recursos audiovisuais para
registrarem imagens de si, o trabalho reflete sobre
o lugar do outro no cinema indígena. Nessa análise
não busco apontar senão linhas de força dos filmes
indígenas, aspectos que podem ser assinalados
como singularidades dessas produções. A questão da
originalidade e autenticidade dos filmes indígena é uma
constante no debate, mas aqui buscou-se contrastálas
via observações sobre a perspectiva indígena a
respeito das potencialidades do audiovisual dentro
seus próprios universos e contextos contemporâneos.
Dessa forma, deve-se levar em conta as implicações
da estrutura interétnica em que vivem e que motivam
movimentos de reificação cultural. Para desenvolver
esses aspectos, tomarei aqui o caso dos filmes
produzidos pelos Panará (Jê) no âmbito do Projeto
Vídeo nas Aldeias.

Biografia do Autor

Fabiano Campelo Bechelany, Universidade de Brasília

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UnB

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Publicado

2015-05-18