IMAGENS QUE VÊM DA AMAZÔNIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ALTERIDADE NO CINEMA INDÍGENA
Palavras-chave:
Cinema indígena, alteridade, PanaráResumo
A partir de uma experiência do cinema edo indigenismo brasileiro, que forneceu aos povos
indígenas da Amazônia recursos audiovisuais para
registrarem imagens de si, o trabalho reflete sobre
o lugar do outro no cinema indígena. Nessa análise
não busco apontar senão linhas de força dos filmes
indígenas, aspectos que podem ser assinalados
como singularidades dessas produções. A questão da
originalidade e autenticidade dos filmes indígena é uma
constante no debate, mas aqui buscou-se contrastálas
via observações sobre a perspectiva indígena a
respeito das potencialidades do audiovisual dentro
seus próprios universos e contextos contemporâneos.
Dessa forma, deve-se levar em conta as implicações
da estrutura interétnica em que vivem e que motivam
movimentos de reificação cultural. Para desenvolver
esses aspectos, tomarei aqui o caso dos filmes
produzidos pelos Panará (Jê) no âmbito do Projeto
Vídeo nas Aldeias.
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Publicado
2015-05-18
Edição
Seção
Artigos
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