O ESTADO DA ARTE ACERCA DA GEOEDUCAÇÃO

THE STATE OF THE ART ABOUT GEOEDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70261/er.v25i2.74674

Resumo

A geoeducação surge como um campo interdisciplinar dinâmico, buscando integrar Geografia e Educação Ambiental (EA) para promover o entendimento da interação entre o ser humano e a paisagem. Ela visa criar a percepção do espaço geográfico, levando as pessoas a se enxergarem como parte da natureza e compreenderem sua relação com o meio ambiente. Essa abordagem pode influenciar atitudes e ações em prol da geoconservação, focada na preservação da biodiversidade e do patrimônio natural e histórico. Este artigo de caráter qualitativo, por meio de uma pesquisa de estado da arte, explora a produção acadêmica sobre geoeducação. Foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para analisar se a abordagem da geoeducação prevalece em espaços formais ou não formais. Os dados revelam que a temática é predominantemente explorada em espaços não formais, deixando uma lacuna na integração destes dois espaços educacionais. Para superar esse desafio, é necessário que seja desenvolvido mais pesquisas que estabeleçam uma confluência entre esses espaços.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Serpa Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais- CEFET-MG

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica|CEFET-MG

Clayton Angelo Silva Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais- CEFET-MG

Dr. em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre |Instituto de Ciências Biológicas da UFMG;
Mestre em Ciências Ambientais;
Geógrafo

Professor Doutor do departamento de Geociências

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica|CEFET-MG

Professor visitante do Instituto Politécnico de Bragança|PB (Portugal)

Downloads

Publicado

01.08.2024

Como Citar

SERPA SILVA, Adriana Cristina; SILVA COSTA, Clayton Angelo. O ESTADO DA ARTE ACERCA DA GEOEDUCAÇÃO: THE STATE OF THE ART ABOUT GEOEDUCATION. Espaço em Revista, Catalão, v. 25, n. 2, p. 76–88, 2024. DOI: 10.70261/er.v25i2.74674. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/espaco/article/view/74674. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES