O TRABALHO DE CAMPO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA URBANA FIELDWORK AS A PEDAGOGICAL TOOL IN URBAN GEOGRAPHY

Conteúdo do artigo principal

Érico Jonatan Oliveira de Lima Lima

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o trabalho de campo da disciplina de Geografia urbana que se preocupou em relacionar os seus conteúdos com os momentos práticos do campo, revelando os fenômenos sociais e colocando os alunos como protagonistas desta atividade com entrevistas informais, e com as discussões realizadas nas visitas, para ajudá-los na compreensão das temáticas. Como método de pesquisa, utilizamos um roteiro de campo organizado em pontos de paradas estratégicas nos locais de estudo, cada ponto de parada está intimamente relacionado com os conteúdos, e para a coleta de dados e informações foi realizado entrevistas informais, sendo assim, trabalhamos neste estudo com uma abordagem de pesquisa qualitativa. Tal estudo tem a sua relevância, porque o trabalho de campo é um instrumento pedagógico que contribui com a aprendizagem dos alunos, também, contribui com a qualidade da formação do futuro profissional da educação, além disso, podemos considerar as atividades desse trabalho de campo como um instrumento político, pois, entender as relações das pessoas que vivem nas ocupações com os agentes políticos é fundamental para pensarmos sobre as injustiças sociais. Os resultados refletem que as atividades de campo da disciplina de Geografia Urbana, esteve relacionada com os conteúdos discutidos nas aulas, assim, foi possível entender as temáticas de uma forma mais didática.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, Érico J. O. de L. O TRABALHO DE CAMPO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA URBANA: FIELDWORK AS A PEDAGOGICAL TOOL IN URBAN GEOGRAPHY. Espaço em Revista, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 137–163, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/74549. Acesso em: 14 jun. 2024.
Seção
ARTIGOS/ARTICLES