JUVENTUDE E HIP HOP DA MARGEM AO DIREITO À CIDADE: uma reflexão em torno de práticas juvenis de ressignificação do urbano a partir do movimento Batalha do Setor YOUTH AND HIP HOP FROM THE MARGIN TO THE RIGHT TO THE CITY: a reflection on youth practices of resignification of the urban from the Batalha do Setor movement

Conteúdo do artigo principal

Vinícius Mendes
Carmem Lúcia Costa

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa a qual analisa a ocupação juvenil da cidade, com recorte espacial na praça Irca Vitória da Fonseca em Catalão – GO. Neste lugar, ocorrem ocupações juvenis, voltadas para o lazer noturno ressignificando o uso programado dele. Uma das ocupações realizadas é a Batalha do Setor, movimento da cultura hip hop com o intuito de difundir a cultura para as juventudes periféricas. Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é analisar a produção socioespacial de jovens e o direito à cidade, para isto a pesquisa se divide em fases, sendo a primeira o levantamento bibliográfico em autores que trabalham com a reprodução do urbano, políticas públicas, lazer, juventude, uso e apropriação da cidade. Ainda, na pesquisa documental foram utilizadas fontes secundárias como o Plano Diretor de Catalão, sites institucionais, e IBGE.  Além de um levantamento de informações nas redes sociais da Batalha do Setor. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade do apoio aos movimentos juvenis, pois estes carregam consigo a potencialidade da democratização da cidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
MENDES, V.; COSTA, C. L. JUVENTUDE E HIP HOP DA MARGEM AO DIREITO À CIDADE: uma reflexão em torno de práticas juvenis de ressignificação do urbano a partir do movimento Batalha do Setor: YOUTH AND HIP HOP FROM THE MARGIN TO THE RIGHT TO THE CITY: a reflection on youth practices of resignification of the urban from the Batalha do Setor movement. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 126–150, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/74456. Acesso em: 23 maio. 2024.
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Biografia do Autor

Vinícius Mendes, Universidade Federal de Catalão

Mestrando - UFCAT

Carmem Lúcia Costa, Universidade Federal de Catalão

Professora - IGEO/UFCAT