ENTRE VIAS, FACHADAS E LETREIROS: paisagem urbana e sociedade do espetáculo em áreas comerciais de Montes Claros/MG AMONGST STREETS, BILLBOARDS AND LETTERINGS: urban landscape and spectacle society in commercial areas in Montes Claros, Minas Gerais, Brazil

Conteúdo do artigo principal

João Marcos Agapito Rabello Gomes
Gustavo Souza Santos

Resumo

A paisagem urbana é um esteio de vestígios sócio-históricos e espaciais, constituindo as tramas, tessituras e afetos da cidade e seus sujeitos. O consumo e os fluxos produtivos do capital adicionam camadas vivenciais intempestivas sobre a paisagem urbana, coproduzindo a cidade e seus atores. Entre vias, fachadas, letreiros e práticas de consumo, deslizam ideários urbanos e platitudes que espetacularizam seus sentidos e mercantilizam seus processos. Analisa-se aqui as relações entre a produção da paisagem urbana, a estetização do consumo e o discurso publicitário na percepção do espaço e suas dinâmicas de sociabilidade em áreas comerciais centrais da cidade de Montes Claros/MG. Inicialmente, discute-se a produção do espaço urbano sob a lógica do consumo e, a seguir, partindo da premissa da estetização publicitária e socioespacial, discute-se o espetáculo urbano do comércio como potências de manutenção do capital que geram estruturas de manutenção do capital e assujeitamentos citadinos, com base em etnografia urbana aplicada. Observou-se que os elementos constitutivos da paisagem sensível da publicidade e do consumo produzem uma película mediadora sobre a objetos e fluxos urbanos que permeiam a cidade, isto é, estetizando e anestesiando a percepção rugosa, conflituosa e vital da cidade que, como obra impermanente, fornece signos assimétricos continuamente para que os sujeitos na vazão de sua existência escolham táticas para um fazer-cidade comprometido com o tempo e sua realidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARCOS AGAPITO RABELLO GOMES, J.; SOUZA SANTOS, G. ENTRE VIAS, FACHADAS E LETREIROS: paisagem urbana e sociedade do espetáculo em áreas comerciais de Montes Claros/MG: AMONGST STREETS, BILLBOARDS AND LETTERINGS: urban landscape and spectacle society in commercial areas in Montes Claros, Minas Gerais, Brazil. Espaço em Revista, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 58–86, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/74322. Acesso em: 2 dez. 2023.
Seção
ARTIGOS/ARTICLES
Biografia do Autor

João Marcos Agapito Rabello Gomes, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura e do Citadino - Grupo de Pesquisa em Temáticas Urbanas (PPGDS/Unimontes).

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutor em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia (Unimontes). Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador do Citadino - Grupo de Pesquisa em Temáticas Urbanas e do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura.