Arquivos - Página 2

  • Juventude, História e Sociedade
    v. 8 n. 1 (2011)

    A temática da juventude passou por diversos momentos na produção acadêmica durante o século XX. Em alguns obteve maior destaque, como na década de 1960, quando , sob a influência dos estudos estadunidenses sobre a marginalização e a rebeldia, a juventude constituiu-se em importante categoria social, entendida como índice das relações sociais, ou nas décadas de 1970 e início dos anos 1980, quando, a partir dos estudos culturais ingleses, as condutas dos jovens foram consideradas como reflexos das relações de classe. Afora esses períodos os estudos sobre os jovens permaneceram em plano secundário. Atualmente, tendo em vista as transformações sociais advindas das novas tecnologias da informação, da globalização, do mundo do trabalho e das identidades, a temática da juventude retorna aos debates acadêmicos. Agora, a re-emergência dos estudos sobre os jovens ocorre diante, por um lado, das necessidades de implementação de políticas públicas para esses [os jovens] na medida em que se tornaram o grupo social mais vulnerável frente à configuração do mundo atual e, por outro lado, da diversidade de identificações que compõem o mundo social dos jovens e a sua participação nos espaços públicos. A importância de estudos que visem contribuir com um maior conhecimento das realidades que incidem sobre a vida dos jovens, bem como sobre as trajetórias históricas deste grupo social, fica patente na sua colaboração à entabulação de políticas públicas para a juventude.

  • Dossiê Temático Ensino de História
    v. 1 n. 4 (2008)

    Apresentação

    Entrevista

    Dossiê Temático

  • Dossiê Temático Teoria e Escrita da História
    v. 1 n. 2 (2006)

    Apresentação

    Entrevista

    Dossiê Temático: Teoria e Escrita da História

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