RESILIÊNCIA DOS SISTEMAS ALIMENTARES NO SEMIÁRIDO: CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS FRENTE À CRISE
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v20i01.73578Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo avaliar a resiliência dos sistemas alimentares no semiárido, com ênfase para o município de Montes Claros no Norte do estado de Minas Gerais como um meio de construção de alternativas frente ao colapso ambiental. Entendendo os meios de produção das populações tradicionais como um método eficaz e eficiente de assegurar o abastecimento alimentício da população em meio à tempos de crise, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses e notícias que tratassem da história das dinâmicas de produção e venda na região e as vulnerabilidades ocasionadas pela capitalização agrária e pela pandemia de COVID-19. Os saberes tradicionais caracterizam-se como potenciais alternativas societárias de gestão ambiental que se apoiam no aproveitamento das potencialidades locais.
Palavras-chave: Alimentação, Saberes Tradicionais, Pandemia de COVID-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).