PELAS VOZES DA TERRA: (RE)LEITURAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO RESISTÊNCIA

Autores

  • GUILHERME MARTINS TEIXEIRA BORGES Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Doutorado em Educação
  • MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO PUCGO

DOI:

https://doi.org/10.5216/emb.v19i02.71719

Resumo

O presente artigo analisa a representatividade que a educação do campo promove enquanto instrumento de resistência à colonialidade agrária brasileira. Assim, reafirma-se o imperativo de se refletir mais sobre a Educação do Campo, criando-se leituras e as contextualizando com os cenários contemporâneos, em especial o dos sujeitos do campo. Nessa perspectiva, discute-se inicialmente a Educação do Campo enquanto categoria e, em segundo momento, destaca-se uma releitura acerca dos seus princípios educacionais norteadores. Ao final, o artigo busca chamar a atenção para que se afirme, no âmbito das discussões acadêmicas e da sociedade, a concepção da Educação do Campo como uma prática pedagógica emancipadora, que revela uma valorização dos diferentes saberes no processo educativo como um dos princípios norteadores da educação rural.

Biografia do Autor

GUILHERME MARTINS TEIXEIRA BORGES, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Doutorado em Educação

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente sou Mestre em Direito Agrário e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Professor de Direito na Uni-Anhanguera (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS), UNIALFA e FANAP. Bolsista CAPES.

MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO, PUCGO

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1975), Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1982) e Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Site: htpp://gppege.org.br. (Texto informado pelo autor)

 

Publicado

2022-08-31