(DES)CUMPRIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO PNAE: O CASO DE CURAÇA, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v19i02.71714Resumo
Esta pesquisa visa verificar como ocorrem as aquisições da alimentação escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, no município de Curaçá/Bahia, e o efetivo cumprimento da obrigatoriedade, estabelecida na Lei nº 11.947/2009, em que no mínimo 30% dos recursos para aquisições devem ser provenientes da agricultura familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e indutiva, ancorada em revisão bibliográfica e análise de dados secundários, obtidos no banco de dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no recorte temporal de 2011 a 2017, e análise dos extratos de pagamentos do Sistema Integrado de Gestão Financeira, nos exercícios de 2012, 2016 e 2017. Como resultado, observou-se o não cumprimento mínimo de 30%, a concentração dos recursos no poder de empresas privadas do mercado local, e nos anos de 2016 e 2017, majoritariamente, do mercado externo. Deste modo, observa-se a inviabilidade no fortalecimento da agricultura de base familiar e camponesa e o desenvolvimento local.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).