LIÇÕES FREIREANAS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA E DIREITO CONTRA-HEGEMÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v19i02.71644Resumo
O cenário histórico e contemporâneo de subalternização dos grupos oprimidos no Brasil está inexoravelmente atrelado ao projeto de poder engendrado pelas elites nacionais. O modelo educacional adotado pelas instituições de ensino possui evidente correlação com tal cenário, não obstante esteja revestido sob bases supostamente neutras e imparciais. O projeto pedagógico libertário defendido por Paulo Freire fornece reflexões adicionais para desvelar a intencionalidade hegemônica desse quadro, denunciando as falhas e limitações da educação com viés meramente técnico-operativo. Nessa vertente, o presente escrito utiliza o referencial teórico das obras de Paulo Freire para defender uma pedagogia transformadora, baseada na conscientização crítica dos sujeitos, voltada para a sua emancipação coletiva. Utilizar-se-á na presente pesquisa a metodologia hipotético-dedutiva e dialética, de caráter qualitativo, por meio das técnicas histórica, comparativa e bibliográfica.
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