LIÇÕES FREIREANAS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA E DIREITO CONTRA-HEGEMÔNICO

Autores

  • Ricardo Oliveira Rotondano Universidade Federal do Pará
  • Julio César Gomes Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Daniel Souto Novaes Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5216/emb.v19i02.71644

Resumo

O cenário histórico e contemporâneo de subalternização dos grupos oprimidos no Brasil está inexoravelmente atrelado ao projeto de poder engendrado pelas elites nacionais. O modelo educacional adotado pelas instituições de ensino possui evidente correlação com tal cenário, não obstante esteja revestido sob bases supostamente neutras e imparciais. O projeto pedagógico libertário defendido por Paulo Freire fornece reflexões adicionais para desvelar a intencionalidade hegemônica desse quadro, denunciando as falhas e limitações da educação com viés meramente técnico-operativo. Nessa vertente, o presente escrito utiliza o referencial teórico das obras de Paulo Freire para defender uma pedagogia transformadora, baseada na conscientização crítica dos sujeitos, voltada para a sua emancipação coletiva. Utilizar-se-á na presente pesquisa a metodologia hipotético-dedutiva e dialética, de caráter qualitativo, por meio das técnicas histórica, comparativa e bibliográfica.

Biografia do Autor

Julio César Gomes Lima, Universidade Estadual de Goiás

Graduando em Direito pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Daniel Souto Novaes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Pós-graduado em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Analista Judiciário da Justiça Federal de 1º Grau.

Publicado

2022-08-31