VIOLÊNCIA COM A POPULAÇÃO DE RUA: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE A CONSTITUI
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v19i02.71615Resumo
O objetivo central desse artigo é a análise de fatores constituintes da violência com a população de rua. Apresenta importantes contribuições de autores como Souza (2009), que discorre sobre a naturalização da desigualdade social na formação da classe oprimida, Crochik (2006), que aborda idêntica temática, mas contribui também com seu estudo sobre o estigma e preconceitos, Coelho (2006), que alerta sobre a caminhada da humanidade para uma anomia profunda em relação aos infortúnios dos excluídos e Adorno e Horkheimer (1985), falando da impossibilidade, no sistema capitalista, do sujeito implicar-se no infortúnio do outro. Concluindo, este artigo mostra o entendimento dessa desigualdade a partir da condição de classe e a importância de não colocarmos no sujeito a responsabilidade pelo seu sucesso ou fracasso nesta competição desigual e desenfreada do sistema econômico. Este estudo utilizou a análise documental de autores da teoria crítica e que trazem a compreensão da temática proposta.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).