A ABORDAGEM DA EXPRESSÃO “BELEZA FEMININA” NA INTERNET: UMA ANÁLISE MULTIMEDIA A PARTIR DE SOFTWARES DE IMAGEM

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DOI:

https://doi.org/10.5216/emb.v19i02.70994

Resumo

A fim de verificar a forma como a expressão “beleza feminina” é abordada nas redes sociais online e buscando observar se há a visibilização de ausências da representação diversificada, entende-se a necessidade de se realizar uma análise empírica sobre a mesma. Logo, utilizando softwares de imagem que permitam essa verificação (ROGERS, 2019), foi feita a análise em quatro etapas: 1- Análise da hashtag do Instagram, 2- Pesquisa com o software Crowdtangle no Facebook, 3- Pesquisa com o IBM Watson: Computer Vision, 4- Análise Forense de Conteúdo Multimedia. Os resultados coletados revelam percepções associadas à produtos/serviços do cuidado com a beleza, a juventude e bem-estar. Há a necessidade de aprofundamento em futuros estudos afim de se perceber como minorias de diferentes tipos de “beleza feminina” estão a ser associadas à expressão na Internet e como isto pode impactar a sociedade.

Palavras-chave: Beleza feminina; Análise multimídia; Percepções e abordagens.

Biografia do Autor

Hadassa Guimarães Oliveira, Instituto Universitário de Lisboa

Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Instituto Universitário de Lisboa –ISCTE-IUL, Portugal. Membro Associado da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres [APEM]. Mestra em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Instituto Universitáriode Lisboa –ISCTE-IUL. Licenciada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil. E-mail: hgoas@iscte-iul.pt

Publicado

2022-08-31