A ABORDAGEM DA EXPRESSÃO “BELEZA FEMININA” NA INTERNET: UMA ANÁLISE MULTIMEDIA A PARTIR DE SOFTWARES DE IMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/emb.v19i02.70994Resumo
A fim de verificar a forma como a expressão “beleza feminina” é abordada nas redes sociais online e buscando observar se há a visibilização de ausências da representação diversificada, entende-se a necessidade de se realizar uma análise empírica sobre a mesma. Logo, utilizando softwares de imagem que permitam essa verificação (ROGERS, 2019), foi feita a análise em quatro etapas: 1- Análise da hashtag do Instagram, 2- Pesquisa com o software Crowdtangle no Facebook, 3- Pesquisa com o IBM Watson: Computer Vision, 4- Análise Forense de Conteúdo Multimedia. Os resultados coletados revelam percepções associadas à produtos/serviços do cuidado com a beleza, a juventude e bem-estar. Há a necessidade de aprofundamento em futuros estudos afim de se perceber como minorias de diferentes tipos de “beleza feminina” estão a ser associadas à expressão na Internet e como isto pode impactar a sociedade.
Palavras-chave: Beleza feminina; Análise multimídia; Percepções e abordagens.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).