COMUNICAÇÃO E POLÍTICA: A PUBLICIZAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS COMO FORMA DA EFETIVIDADE DOS MECANISMOS DE CONTROLE DAS DEMOCRACIAS REPRESENTATIVAS
Palavras-chave:
Sistema Político Brasileiro, Poder Judiciário, Operação Lava Jato, Midia, Comunicação Política.Resumo
O Brasil em seu pilar democrático, estebelece um equilíbrio entre os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, no qual devem contemplar a defesa do cidadão brasileiro, independente do seu credo, status social e etnia, amparado em um Estado do estímulo ao bem estar social. Tais poderes também não devem sobrepor seus interesses uns aos outros, respeitando os procedimentos regimentais estabelecidos constitucionalmente, nas premissas estabelecidas desde o processo de redemocratização nacional e amparadas na Constituição de 1988. Partindo destas premissas, o objetivo do artigo é descrever os principais pontos deflagrados na Operação Lava Jato: sua origem no berço investigatório do judiciário, até o seu impacto midiático e comunicacionalmente desestruturante dos atores políticos envolvidos na teia de corrupção que permeou os mais diversos mecanismos do Estado, aparelhados de modo a abastecer financeiramente o sistema de continuidade do poder político e social. É intento do artigo conciliar a perpectiva jurídica, aliada sob a égide da comunicação, no que tange a disseminação da informação de investigação e mitificação dos atores responsáveis pelos julgamentos e acusações.
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