Dossiê Ruralidades e meio ambiente: retrocessos e desmontes institucionais
Convidamos as/os interessadas/os a participarem do novo dossiê da Revista Opsis: Ruralidades e meio ambiente: retrocessos e desmontes institucionais.
Editado pelo prof. Dr. Guilherme Bemerguy Chêne Neto e pela profa. Dra. Renata Medeiros Paoliello, o dossiê ficará aberto para recebimento dos artigos até o dia 31 de julho de 2022.
A proposta desse dossiê é a de apresentar estudos fundados em pesquisas empíricas e debates teóricos cujo foco seja essa problemática, em particular ressaltando o embate entre um suposto “produtivismo” cujo discurso chega a ser o de que os defensores do meio ambiente, das populações rurais e dos povos originários têm por objetivo vender o país para estrangeiros, e um conservacionismo atento à crise ambiental em escala planetária, ao papel do Brasil na desaceleração dessa crise e, sobretudo, ao reforço de uma vida democrática, ao acesso mais igualitário a direitos e a recursos – alimentares, sanitários, etc. - a se fazerem disponíveis para parcelas crescentes da população brasileira.
Aguardamos também contribuições livres e resenhas críticas.
Revista Opsis